Skip Navigation

Museu Municipal de Loures

No acervo do Museu Municipal de Loures destacam-se três coleções. Coleção de Arqueologia: artefactos provenientes de recolhas de superfície e de escavações de vários períodos; coleção de Etnografia(finais de século XIX e principio e meados do século XX): têxteis e trajo, mobiliário, transportes, alfaias agrícolas, cestaria, latoaria, cerâmica e peças artesanais; coleção de Artes Plásticas: obras de artistas contemporâneos.

O Museu Municipal de Loures, na Quinta do Conventinho é inaugurado a 26 de Julho de 1998. Aberto à comunidade, o novo museu, nasce da necessidade de aumentar o espaço físico ampliando o modelo de intervenção cultural já consolidado na Casa do Adro desde 1985. A construção do “conventinho” do Espírito Santo, destinado originariamente a frades capuchos, iniciou-se em 1575. Adquirido pelo Município, este conjunto patrimonial é um exemplar único desta arquitectura conventual em Loures e na Área Metropolitana de Lisboa.

Núcleos

Núcleo Museológico “Luís Serra”, do Grupo Recreativo e Folclórico dos Ceifeiros da Bemposta - Protocolo de Cooperação co a CML (visitas com marcação prévia, através da Área de Comunicação / Serviço Educativo).

Contacts and
Localization

Governing body:
Câmara Municipal de Loures
Director:
Patrícia Bandarra
Address:
Quinta do Conventinho - 2670 Loures
GPS:
Lat: 38.819646659899426 Long: -9.16127781207274
Phone(s):
+ 351 219 839 600/05
Fax(s):
+ 351 219 839 606
E-mail:
dpc@cm-loures.pt
Site:
http://www.cm-loures.pt/Conteudo.aspx?DisplayId=672#topo

Urban Bus: Autocarros para Loures com partidas da Gare do Oriente (Grupo Rodoviária), Campo Grande (Grupo Barraqueiro e Rodoviária)

Last change: 30 July 2014

Rede Portuguesa de Museus

A Rede Portuguesa de Museus (RPM) é um sistema organizado de museus, baseado na adesão voluntária, configurado de forma progressiva e que visa a descentralização, a mediação, a qualificação e a cooperação entre museus.

A Rede Portuguesa de Museus é composta pelos 146 museus que atualmente a integram. A riqueza do seu universo reside na diversidade de tutelas, de coleções, de espaços e instalações, de atividades educativas e culturais, de modelos de relação com as comunidades e de sistemas de gestão.

+ DGPC Museums and Monumentos