Skip Navigation

Museu Etnográfico da Madeira

O Museu Etnográfico da Madeira tem como vocação a investigação, documentação, conservação, valorização e divulgação dos testemunhos da cultura tradicional madeirense, numa perspetiva regional, tendo em vista o seu passado, bem como o seu desenvolvimento presente. Pretende ser um museu dinâmico, com permanente animação pedagógica e cultural, ao serviço da comunidade, contribuindo para o seu desenvolvimento. O acervo do museu integra coleção de objetos que abrangem variados aspetos sociais, económicos e culturais do arquipélago da Madeira, sendo a etnografia a área temática da sua vocação. Os núcleos principais do acervo do museu são: atividades lúdicas, atividades produtivas, atividades transformadoras, alfaias agrícolas, artes e ofícios, comércio, equipamento de uso doméstico, festividades cíclicas, figurado de barro, instrumentos musicais, tecnologia cerâmica, tecnologia têxtil e transportes.

Contacts and
Localization

Governing body:
Direcção Regional dos Assuntos Culturais da Madeira
Director:
Lídia Góes Ferreira
Address:
Rua de S. Francisco, 24 - 9350-211 Ribeira Brava
GPS:
Lat: 32.749722 Long: -16.96889699999997
Phone(s):
Geral: +351 291 952 598 ou Direcção: +351 291 957 759
Fax(s):
+351 957 313
E-mail:
museuetnografico@gmail.com

Urban Bus: Carreiras: 4, 6, 80, 107, 115, 127, 139, 146; 7 (Via Rápida)

Serviços Educativos - responsável: Educadora Margarida Silva Reis.

Objetvos: Dar a conhecer, de forma participativa o património etnográfico regional; promover a ligação escola/museu/comunidade; sensibilizar para a importância do conhecimento e preservação do património cultural; despertar o sentido crítico e a sensibilidade estética e incentivar o gosto pela descoberta.

Responsável: Educadora Margarida Silva Reis

Tem como objetivos dar a conhecer, de forma participativa o património etnográfico regional; promover a ligação escola/museu/comunidade; sensibilizar para a importância do conhecimento e preservação do património cultural; despertar o sentido crítico e a sensibilidade estética e incentivar o gosto pela descoberta.

Last change: 29 July 2014

Rede Portuguesa de Museus

A Rede Portuguesa de Museus (RPM) é um sistema organizado de museus, baseado na adesão voluntária, configurado de forma progressiva e que visa a descentralização, a mediação, a qualificação e a cooperação entre museus.

A Rede Portuguesa de Museus é composta pelos 146 museus que atualmente a integram. A riqueza do seu universo reside na diversidade de tutelas, de coleções, de espaços e instalações, de atividades educativas e culturais, de modelos de relação com as comunidades e de sistemas de gestão.

+ DGPC Museums and Monumentos