Skip Navigation

Museu do Pico

O Museu dos Baleeiros nas Lajes do Pico, o único em Portugal especializado na baleação artesanal, estacional e costeira, e o mais visitado dos Açores, em complementaridade com o Museu da Indústria Baleeira assume-se como a única estrutura museológica da Região com potencial para se tornar um espaço privilegiado de explicação global da baleação açoriana. O edifício do museu, cuja área coberta ronda os 1350m2, é constituído por: um conjunto de três Casas de Botes Baleeiros do séc. XIX, complementado por uma tenda de ferreiro, anexa, integrada num novo corpo edificado – fortemente marcado por uma arquitetura de inspiração baleeira norte-americana – que alberga um arquivo e uma biblioteca especializada na temática baleeira; uma nova área, recentemente ampliada, destinada à receção e loja de vendas, à Galeria de Exposições Temporárias, aos Serviços Educativos, à Direccao e aos Serviços Técnicos e Administrativos.

Contacts and
Localization

Governing body:
Secretaria Regional da Educação, Ciência e Cultura/ Direcção Regional da Cultura dos Açores
Director:
Manuel Francisco Costa Júnior
Address:
Rua Baleeiros, 13 - 9930-143 Lajes do Pico
GPS:
Lat: 38.396866 Long: -28.252993000000004
Phone(s):
+351 292679340
Fax(s):
+351 292672276
E-mail:
museu.pico.info@azores.gov.pt
Site:
http://www.azores.gov.pt/Portal/pt/entidades/Museu+do+Pico/

Last change: 29 July 2014

Rede Portuguesa de Museus

A Rede Portuguesa de Museus (RPM) é um sistema organizado de museus, baseado na adesão voluntária, configurado de forma progressiva e que visa a descentralização, a mediação, a qualificação e a cooperação entre museus.

A Rede Portuguesa de Museus é composta pelos 146 museus que atualmente a integram. A riqueza do seu universo reside na diversidade de tutelas, de coleções, de espaços e instalações, de atividades educativas e culturais, de modelos de relação com as comunidades e de sistemas de gestão.

+ DGPC Museums and Monumentos