Skip Navigation

Museu do Papel Moeda

O Museu do Papel Moeda apresenta duas exposições permanentes: - A exposição de papel moeda apresenta a história do dinheiro de papel enquanto património fiduciário português, com o fim de preservar os testemunhos da evolução económica, social e cultural de Portugal. A exposição é constituída por diversas coleções: apólices do Real Erário (a coleção apresenta um exemplar muito raro, uma apólice de 2.400 Reis de 1797 da primeira emissão do Empréstimo, único exemplar conhecido). E ainda notas de Portugal continental e ex-colónias, cheques, ações, lotarias, papel selado, letras e a mais completa coleção de cédulas que há em Portugal. Do espólio fazem parte a totalidade das emissões portuguesas de notas, sendo de destacar a existência de três dezenas de notas únicas. Este núcleo é constituído por exemplares de diversas instituições bancárias, nomeadamente Bancos Emissores do Norte, Banco de Lisboa, Banco de Portugal, Banco de Angola, Banco Nacional Ultramarino e Banco do Brasil (período colonial), bem como de instituições não bancárias que igualmente emitiram notas, tais como as empresas João de Brito, Estradas de Lisboa ao Porto, Thomas Jorge das Neves e Contracto do Tabaco, e ainda da Junta de Fazenda Publica de Angola, Moçambique e do Estado da Índia Portuguesa. Esta exposição está adaptada a cegos, amblíopes e pessoas com paralisia cerebral. O museu disponibiliza informação em suporte papel (Braille) e em suporte digital. - A exposição de mais de 6.000 miniaturas de carros , das marcas Corgy, Dinky Toys, Brumm, Marklin, Matchbox, Shuco, Vitesse e Western Models, para além de muitas outras. Pode-se ainda ver miniaturas de barcos e comboios. É uma exposição onde se privilegia a construção do conhecimento numa perspetiva interativa, recorrendo a diversos tipos de tecnologias para contextualizar os objetos expostos. Pode-se ver um filme a três dimensões, muitos filmes documentários, viewmasters, fotoquisoques e uma enorme maqueta com comboios em movimento. O que distingue esta coleção de outras semelhantes é a espantosa quantidade de raridades e a apresentação de uma narrativa visual muito apelativa. A exposição integra três núcleos: transportes marítimos, aéreos e terrestres. Como a informação é sustentada por filmes documentários consegue-se introduzir diferentes níveis de complexidade e atrair visitantes com faixas etárias diversas. Pode-se ainda visualizar a reconstituição da viagem de Gago Coutinho e Sacadura Cabral, perceber como foi a evolução da aviação civil em Portugal e outras curiosidades, tais como, a visualização do interior do novo Airbus ou, ainda, divertir-se no fotoquiosque, procurando informações adicionais sobre a história do dinheiro ou sobre marcas e fabricantes das miniaturas. Esta exposição está adaptada a pessoas com paralisia cerebral.

Contacts and
Localization

Governing body:
Fundação Dr. António Cupertino de Miranda
Director:
Alberto Correia de Almeida
Address:
Avenida da Boavista, 4245 4100-140 Porto
GPS:
Lat: 41.16512874281158 Long: -8.673152074205063
Phone(s):
+351 226 101 189
Fax(s):
+351 226 103 412
E-mail:
sefacm@mail.telepac.pt

Urban Bus: 502 e 504

Last change: 29 July 2014

Rede Portuguesa de Museus

A Rede Portuguesa de Museus (RPM) é um sistema organizado de museus, baseado na adesão voluntária, configurado de forma progressiva e que visa a descentralização, a mediação, a qualificação e a cooperação entre museus.

A Rede Portuguesa de Museus é composta pelos 146 museus que atualmente a integram. A riqueza do seu universo reside na diversidade de tutelas, de coleções, de espaços e instalações, de atividades educativas e culturais, de modelos de relação com as comunidades e de sistemas de gestão.

+ DGPC Museums and Monumentos