Skip Navigation

Museu do Mar Rei D. Carlos

O Museu do Mar Rei D. Carlos possui no seu acervo variadas colecções que têm como denominador comum o mar, como é o caso da colecção de História Natural, onde se incluem as secções de Ictiologia, Mamalogia, Ornitologia, Malacologia, Herpetologia e Paleontologia; da colecção de Etnografia Marítima, que engloba as secções de traje, artes tradicionais de pesca e, ainda, toda uma variada tipologia de artefactos produzidos e utilizados pela comunidade piscatória de Cascais; da colecção de Arqueologia Subaquática, que integra peças que vão desde o período romano à época moderna e da colecção de Marinharia e Navegação, com as réplicas de veleiros, modelos de embarcações tradicionais de pesca e de lazer, além de todo um conjunto de instrumentos náuticos de apoio à navegação.

O Museu do Mar Rei D. Carlos foi criado por decisão da Câmara Municipal de Cascais, na sequência da cedência das instalações da Parada, por parte da Repartição do Património da Direcção-Geral da Fazenda Pública (Ministério das Finanças), através de Auto de Cessão datado de 9 de Julho de 1976. Deste modo, o antigo edifício do Sporting Club de Cascaes, situado na Parada, em pleno centro histórico da Vila de Cascais, e cuja fundação em 1879 se deveu ao então Príncipe Carlos, torna-se propriedade da Câmara. A fase de instalação do Museu teve início em 1978, tendo a instituição museológica sido formalmente inaugurada em 7 de Junho de 1992. Mais tarde, em 1997, o Museu conheceu a alteração da sua designação para Museu do Mar Rei D. Carlos, no que constituiu o reconhecimento de um homem que amou o mar e que, através da acção nele desenvolvida, contribuiu para promover, em termos nacionais e internacionais, o território de Cascais. 

Contacts and
Localization

Governing body:
Câmara Municipal de Cascais
Director:
Maria Fernanda Costa
Address:
Rua Júlio Pereira de Mello, 2750-407 Cascais
GPS:
Lat: 38.6951947896623 Long: -9.423280992729133
Phone(s):
+ 351 214 815 906/ 7
Fax(s):
+ 351 214 825 090
E-mail:
museumar@cm-cascais.pt

How to get there: O Museu situa-se na parte alta do centro de Cascais e integra o seu perímetro cultural. A partir da estação de comboios de Cascais (CP: linha Lisboa-Cascais), pode utilizar um busCAS, autocarro de custo reduzido com paragem na Cidadela. Também na estação pode alugar gratuitamente uma bicicleta biCAS. De automóvel, vindo da A5, deverá seguir as indicações "Museu do Mar". Vindo da N6 (Marginal), deverá seguir em direção à Baía de Cascais, subindo a encosta em direção à Cidadela. Estacionamento livre nas ruas circundantes do Museu e pago nos parques de estacionamento próximos (Marina de Cascais e Avenida da República).
Trains: CP Linha Lisboa-Cascais

Last change: 29 September 2016

Rede Portuguesa de Museus

A Rede Portuguesa de Museus (RPM) é um sistema organizado de museus, baseado na adesão voluntária, configurado de forma progressiva e que visa a descentralização, a mediação, a qualificação e a cooperação entre museus.

A Rede Portuguesa de Museus é composta pelos 146 museus que atualmente a integram. A riqueza do seu universo reside na diversidade de tutelas, de coleções, de espaços e instalações, de atividades educativas e culturais, de modelos de relação com as comunidades e de sistemas de gestão.

+ DGPC Museums and Monumentos