Skip Navigation

Museu de São Roque

O acervo do Museu de São Roque integra coleções de pintura, escultura, ourivesaria, iluminura, têxteis, relicários e frontais de altar do séc. XVI ao séc. XIX. Integra igualmente o seu acervo o Tesouro da Capela de S. João Baptista, composto por peças de uso litúrgico, das quais se destaca a ourivesaria e paramentaria, executada por artistas italianos na primeira metade do séc. XVIII, em Roma.

O Museu de São Roque está instalado no espaço da antiga Casa Professa da Companhia de Jesus em Lisboa, edifício contíguo à Igreja de São Roque. Abriu ao público em 1905, com a designação de Museu do Tesouro da Capela de São João Baptista, em evocação da importante coleção de arte italiana que está na origem da sua criação. Na década de trinta o âmbito do museu foi alargado, passando este a exibir uma maior diversidade de peças, surgindo com a designação de Museu de Arte Sacra de São Roque. Nos anos sessenta ganhou um novo sentido ao ser-lhe, explicitamente, associada a Igreja de São Roque, introduzindo-se, deste modo, o conceito de Museu de Monumento. Já nos anos noventa procurou-se reforçar esta ligação através da criação de novos núcleos expositivos. Mais recentemente, o museu viu a sua área aumentar o que permitiu diversificar o acervo em exposição e criar novas estruturas de apoio. Tendo em vista reforçar a ligação museu/igreja, procedeu-se à recuperação de elementos arquitetónicos da antiga Casa Professa de São Roque como o claustro e zonas de passagem entre os dois espaços.

Contacts and
Localization

Governing body:
Santa Casa da Misericórdia de Lisboa
Director:
Teresa Morna
Address:
Largo Trindade Coelho - 1200-470 Lisboa
GPS:
Lat: 38.71335322114805 Long: -9.143037157672097
Phone(s):
+ 351 21 323 50 65/54 49
Fax(s):
+ 351 21 323 54 01
E-mail:
info@museu-saoroque.com
Site:
http://www.museu-saoroque.com/

Urban Bus: (Carris) - 758 e 790
Electric: (Carris) - 28 (Lg. Camões) e Elevador da Glória
Subway: Estação Baixa-Chiado (linha azul e linha verde)

Admission

Bilhete Normal – 2,50 €

Last change: 10 May 2017

Rede Portuguesa de Museus

A Rede Portuguesa de Museus (RPM) é um sistema organizado de museus, baseado na adesão voluntária, configurado de forma progressiva e que visa a descentralização, a mediação, a qualificação e a cooperação entre museus.

A Rede Portuguesa de Museus é composta pelos 146 museus que atualmente a integram. A riqueza do seu universo reside na diversidade de tutelas, de coleções, de espaços e instalações, de atividades educativas e culturais, de modelos de relação com as comunidades e de sistemas de gestão.

+ DGPC Museums and Monumentos