Skip Navigation

Museu de Mértola

O Museu de Mértola tem como âmbito geográfico Mértola e o Concelho sendo a sua disciplina principal a arqueologia. Alguns dos seus núcleos foram implantados em sítios arqueológicos representativos de diversos períodos da História, como é o caso da Casa Romana, da Basílica Paleocristã ou da Ermida e Necrópole de S. Sebastião ou, reúnem importantes conjuntos de materiais arqueológicos com o é o caso do núcleo de Arte Islâmica ou do núcleo da Torre de Menagem do Castelo. Reúne também uma importante coleção de arte sacra dos séculos XV a XVIII e materiais etnográficos representativos de artes tradicionais como é o caso da Forja do Ferreiro e da Oficina de Tecelagem onde três tecedeiras se encarregam de manter viva esta tradição.

O Museu nasce como resposta a anos sucessivos de trabalhos arqueológicos, de levantamentos patrimoniais e trabalhos de conservação e investigação levados a cabo por uma vasta equipa. Em 1989 é inaugurado o núcleo da Casa Romana (núcleo-sede) como forma de preservar os vestígios existentes na cave do edifício dos Paços do Concelho. Seguiram-se a abertura ao público da coleção lapidar pré-islâmica na Torre de Menagem do Castelo em 1991, a Basílica Paleocristã em 1993, a Ermida e Necrópole de S. Sebastião em 1999, a Oficina de Tecelagem em 2000 e, em 2001, os núcleos de Arte Sacra, da Forja do Ferreiro e de Arte Islâmica. Núcleos Arte Islâmica Castelo - Torre de Menagem Basílica Paleocristã Arte Sacra - Porta da Ribeira Casa RomanaErmida e Necrópole de S. Sebastião Forja do Ferreiro Oficina de Tecelagem.

Núcleos - Informações

Arte Islâmica Situado na Rua António José de Almeida, n.º 2 - 2.º - Mértola

Basílica Paleocristã Situada no Largo do Rossio do Carmo - Mértola

Arte Sacra - Porta da Ribeira Situado no Largo da Misericórdia, n.º 5 - Mértola

Casa Romana Situada na Praça Luís de Camões - Mértola

Ermida e Necrópole de S. Sebastião Situada na Achada de S. Sebastião (recinto escolar da Escola EB 2, 3 ES de Mértola)

Forja do Ferreiro Situada na Rua António Elias Garcia, n.º 18 - MértolaVisitável mediante marcação prévia

Oficina de Tecelagem Situada na Rua da Igreja, n.º 35 - Mértola  

Contacts and
Localization

Governing body:
Câmara Municipal de Mértola
Director:
Cláudio Figueiredo Torres
Address:
Praça Luís de Camões - 7750-329 Mértola
GPS:
Lat: 37.63673280073487 Long: -7.66387656868244
Phone(s):
+351 286 612 443
Fax(s):
+351 286 611 089
E-mail:
camertola@sapo.pt

Em estruturação.

Last change: 10 May 2017

Rede Portuguesa de Museus

A Rede Portuguesa de Museus (RPM) é um sistema organizado de museus, baseado na adesão voluntária, configurado de forma progressiva e que visa a descentralização, a mediação, a qualificação e a cooperação entre museus.

A Rede Portuguesa de Museus é composta pelos 146 museus que atualmente a integram. A riqueza do seu universo reside na diversidade de tutelas, de coleções, de espaços e instalações, de atividades educativas e culturais, de modelos de relação com as comunidades e de sistemas de gestão.

+ DGPC Museums and Monumentos