Skip Navigation

Museu de Cerâmica de Sacavém

No acervo do Museu de Cerâmica destacam-se dois núcleos: peças fabricadas na Fábrica, abrangendo as seguintes tipologias - loiça doméstica, loiça decorativa, loiça de higiene/sanitária e cerâmica de revestimento; materiais e utensílios usados na fabricação - moldes de gesso e madeira, materiais de experimentação e do laboratório, maquinarias, pigmentos originais instrumentos de trabalho. Em termos cronológicos abrange um período desde 1865 até à década de 80 do século XX (no seu total é constituído por 8000 peças). Depósitos a longo prazo, loiças 1500 peças, azulejos 6000 unidades, destacando-se neste núcleo de azulejaria a coleção em depósito de Feliciano David e Graciete Rodrigues.

O Museu foi inaugurado a 7 de Julho de 2000. A decisão de instalar um Museu em torno do Forno 18 (património da antiga Fábrica de loiça de Sacavém, de construção do final do século XIX, com 10 bocas para alimentação a lenha) e com a missão específica de abordagem da História da Fábrica foi consequência do processo de encerramento da unidade fabril e da importância que a comunidade local e o Município atribuíam à necessidade da permanência dos vestígios significativos da Fábrica e em torno da qual a própria localidade se desenvolveu. Diretor do Departamento de Cultura, Desporto e Juventude Dr Alfredo Santos Chefe de Divisão de Cultura Dr Luís Gomes.

Contacts and
Localization

Governing body:
Câmara Municipal de Loures
Director:
Conceição Macieira
Address:
Urbanização Real Forte - Rua Álvaro Pedro Gomes (Entrada piso 1) - 2685-137 SACAVÉM / Praça Manuel Joaquim Afonso (Entrada piso 0) - 2685-145 SACAVÉM
GPS:
Lat: 38.7941442 Long: -9.1024132
Phone(s):
+ 351 21 115 10 82/ 4
Fax(s):
+ 351 211 151 700
E-mail:
museu_ceramica@cm-loures.pt
Site:
http://www.cm-loures.pt/

Trains: Estação de Sacavém
Urban Bus: Autocarros para Sacavém com partidas da Gare do Oriente, Martim Moniz, Campo Grande e Areeiro (Grupo Rodoviária).CARRIS - 708 Martim Moniz-Parque Nações Norte ( fica a 7 minutos do museu); Rodoviária

Last change: 17 July 2014

Rede Portuguesa de Museus

A Rede Portuguesa de Museus (RPM) é um sistema organizado de museus, baseado na adesão voluntária, configurado de forma progressiva e que visa a descentralização, a mediação, a qualificação e a cooperação entre museus.

A Rede Portuguesa de Museus é composta pelos 146 museus que atualmente a integram. A riqueza do seu universo reside na diversidade de tutelas, de coleções, de espaços e instalações, de atividades educativas e culturais, de modelos de relação com as comunidades e de sistemas de gestão.

+ DGPC Museums and Monumentos