Skip Navigation

Museu de Arte Sacra do Funchal

O acervo do Museu é constituído por pintura, escultura, ourivesaria e paramentaria. As colecções situam-se cronologicamente entre os séculos XV e XIX. Neste Museu de Arte Sacra é de destacar o núcleo de pintura flamenga dos séculos XV e XVI. Toda esta pintura chegou à Madeira na chamada época áurea de produção açucareira no século XVI. As encomendas eram feitas nos principais centros da Flandres como Bruges e Antuérpia. Os painéis flamengos distinguem-se não só pela sua grande qualidade como pelas grandes dimensões, pouco comuns nos museus da Europa. É de realçar, ainda, a colecção de escultura flamenga proveniente especialmente de Malines e de Antuérpia. Da pintura portuguesa que incide nos séculos XVI, XVII e XVIII, destaca-se do século XVI o Ecce Homo e a Ascensão de Cristo atribuído a Fernão Gomes. No núcleo de ourivesaria que abrange os séculos XVI, XVII, XVIII e XIX, salienta-se a cruz processional de Água de Pena do séc. XV, uma bandeja e um cálice com punção de Antuérpia do século XVI, assim como a cruz processional, oferta de D. Manuel I à Sé do Funchal. No núcleo dos paramentos, a maioria bordados a ouro e a matiz destaca-se a casula bordada a ouro sobre lhama de ouro da Sé do Funchal.

Contacts and
Localization

Governing body:
Diocese do Funchal
Director:
Luiza Clode
Address:
Rua do Bispo, 21 - 9000-073 Funchal
GPS:
Lat: 32.6493278 Long: -16.90850279999995
Phone(s):
+351 291 228 900
Fax(s):
+351 291 231 341
E-mail:
masf@netmadeira.com

How to get there: O Museu encontra-se no centro da cidade do Funchal.

Last change: 17 July 2014

Rede Portuguesa de Museus

A Rede Portuguesa de Museus (RPM) é um sistema organizado de museus, baseado na adesão voluntária, configurado de forma progressiva e que visa a descentralização, a mediação, a qualificação e a cooperação entre museus.

A Rede Portuguesa de Museus é composta pelos 146 museus que atualmente a integram. A riqueza do seu universo reside na diversidade de tutelas, de coleções, de espaços e instalações, de atividades educativas e culturais, de modelos de relação com as comunidades e de sistemas de gestão.

+ DGPC Museums and Monumentos