Skip Navigation

Museu da Quinta de Santiago

Preservar e divulgar a memória histórica de Matosinhos e Leça da Palmeira através da arte é a missão central deste museu municipal tutelado pela Autarquia de Matosinhos. A Casa de Santiago, concluída presumivelmente em 1896, foi construída para residência da família Santiago de Carvalho, com projeto do arquiteto italiano Nicola Bigaglia. A Casa compõe-se de um primeiro piso, térreo, onde se situava a cozinha e a carvoaria (e hoje a cafetaria do museu); um segundo, que corresponde à entrada principal e no qual se localizavam dois salões, a sala de jantar e o jardim de inverno, e que era destinado à receção dos visitantes e encontros sociais (e que é hoje um espaço musealizado, procurando recriar o ambiente original desta casa); um terceiro piso, destinado aos quartos (atualmente vocacionado para exposições de arte do museu); e finalmente as águas furtadas, anteriormente uma área destinada aos criados (hoje ocupada com os serviços administrativos do museu).

Contacts and
Localization

Governing body:
Câmara Municipal de Matosinhos
Director:
Clarisse Castro (Diretora do Departamento de Cultura)
Address:
Rua de Vila Franca, nº. 134, 4450 - 802 Leça da Palmeira
GPS:
Lat: 41.19282143449717 Long: -8.691292560118882
Phone(s):
+ 351 229 9 52 401
E-mail:
museuqsantiago@cm-matosinhos.pt
Site:
http://www.cm-matosinhos.pt/pages/454

Urban Bus: STCP (nº507), Autocarros Resende (nºs 105, 106, 120).
Subway: Metro do Porto (Estação Mercado de Matosinhos, linha Azul – A)

Last change: 14 August 2014

Rede Portuguesa de Museus

A Rede Portuguesa de Museus (RPM) é um sistema organizado de museus, baseado na adesão voluntária, configurado de forma progressiva e que visa a descentralização, a mediação, a qualificação e a cooperação entre museus.

A Rede Portuguesa de Museus é composta pelos 146 museus que atualmente a integram. A riqueza do seu universo reside na diversidade de tutelas, de coleções, de espaços e instalações, de atividades educativas e culturais, de modelos de relação com as comunidades e de sistemas de gestão.

+ DGPC Museums and Monumentos