Skip Navigation

Museu da Pólvora Negra

O Museu da Pólvora Negra, integrado na antiga Fábrica da Pólvora de Barcarena, tem como finalidade preservar e perpetuar a memória da atividade desenvolvida neste estabelecimento fabril, nos seus cerca de quinhentos anos de laboração. O seu acervo divide-se nas categorias de Ciência/Técnica, História, Militar e Indústria e a coleção reporta-se, cronologicamente, à época de origem do fabrico da pólvora em Barcarena, no século XVI, até ao seu fecho, em 1988. Quanto à temática, esta prende-se, particularmente, com o fabrico da pólvora negra em Barcarena.

Em 1988 encerra a mais importante fábrica de pólvora negra do país. O vasto património industrial foi adquirido pela C.M.Oeiras, em 1994, e aguardava uma intervenção urgente. Integrado neste processo de reabilitação da Fábrica, o Museu ficou instalado no edifício da Fábrica de Baixo, uma construção industrial de grande interesse, com origem no século XVII, e que constitui um exemplar único destinado ao fabrico da pólvora negra em Portugal. Aberto ao público desde 1998, é política da gestão deste museu, no sentido de poder exercer as suas funções, continuar a adquirir espólio, conservar e restaurar a coleção e comunicá-la, da melhor maneira possível, aos visitantes.

Contacts and
Localization

Governing body:
Câmara Municipal de Oeiras
Director:
Alexandra Fernandes
Address:
Fábrica da Pólvora de Barcarena - Estrada das Fontaínhas - 2730-085 Barcarena
GPS:
Lat: 38.740963 Long: -9.284305600000039
Phone(s):
+ 351 210 977 420/2/3/4
Fax(s):
+ 351 210 977 425
E-mail:
museudapolvoranegra@cm-oeiras.pt
Site:
http://www.cm-oeiras.pt/amunicipal/Cultura/Museu/coleccoeseditaveis/Paginas/MuseudaPolvoraNegra.aspx

How to get there: Autoestrada A5 (Lisboa/Cascais), Porto Salvo, seguir as indicações - Fábrica da Pólvora; IC19 (Lisboa/Sintra), sair em Barcarena/Massamá, seguir as indicações - Fábrica da Pólvora.
Trains: Linha de Sintra – Estação de Massamá/Barcarena (10 minutos a pé), autocarro 117, direção Caxias ou Estação Monte Abraão; Linha de Cascais – Estação Caxias (autocarro 117, direção Monte Abraão).
Urban Bus: Lisboa Transportes/LT - Carreira 101 - Lisboa Colégio Militar, direção Tercena; Carreira 106 - Amadora, direção Carcavelos (praia)

Last change: 01 October 2015

Rede Portuguesa de Museus

A Rede Portuguesa de Museus (RPM) é um sistema organizado de museus, baseado na adesão voluntária, configurado de forma progressiva e que visa a descentralização, a mediação, a qualificação e a cooperação entre museus.

A Rede Portuguesa de Museus é composta pelos 146 museus que atualmente a integram. A riqueza do seu universo reside na diversidade de tutelas, de coleções, de espaços e instalações, de atividades educativas e culturais, de modelos de relação com as comunidades e de sistemas de gestão.

+ DGPC Museums and Monumentos