Skip Navigation

Museu Carlos Machado

As coleções do Museu Carlos Machado distribuiem-se por três áreas principais: História Natural, Arte e Etnografia Regional. A coleção de História Natural reportam-se à fundação do museu, no final do séc. XIX e refletem o espírito científico dessa época. Incluem exemplares de diferentes partes do globo, muito embora as espécies açorianas tenham maior relevância. Este espólio é constituído pelas seguintes coleções: peixes; crustáceos; aves; mamíferos; moluscos; insetos; aracnídeos; répteis; flora; geologia e mineralogia. A coleção de Arte está organizada, principalmente, em núcleos de Pintura, Escultura e Arte Sacra. Dentro da Pintura, salientam-se as telas do Morgado de Setúbal, dos finais do século XVIII, oferecidas a este museu pela Condessa de Cuba, bem como as obras oitocentistas, do micaelense Marciano Henriques da Silva, pintor régio de D. Luís. Já do século XX, para além dos artistas açorianos, destacam-se alguns exemplares de pintura contemporânea portuguesa, que permitem marcar a evolução das mentalidades e alargar a vocação deste museu. Na Escultura sobressai a obra de Ernesto Canto da Maya, artista micaelense, que estudou em Paris, onde ganhou o "Grand Prix de Sculpture", em 1937. A exposição de Arte Sacra é constituída, essencialmente, por Pintura e Escultura, salientam-se as tábuas quinhentistas da Oficina de Coimbra e as que representam os Santos Mártires de Lisboa, oferecidas ao museu pelos herdeiros de Vasco Bensaúde. Do núcleo de pinturas da Igreja do Colégio dos Jesuítas de Ponta Delgada, merece particular atenção a "Coroação da Virgem", de Vasco Pereira Lusitano. De referir ainda a existência de um conjunto significativo de peças de Ourivesaria e de Esculturas em Marfim. A Secção de Etnografia Regional é constituída essencialmente por coleções referentes à cultura popular tradicional de S. Miguel. Na constituição das primeiras coleções esteve presente a preocupação em representar as atividades mais significativas da vida rural micaelense, pelo que, no primeiro núcleo de objetos que foram recolhidos, encontram-se os relativos à atividade agrícola, piscatória e à produção de cerâmica. A reconstituição do interior doméstico de S. Miguel, nomeadamente da cozinha rural e do quarto de cama de casal, foi objeto de especial destaque. Nas diversas peças que compõem a coleção de Etnografia Regional, podemos encontrar ainda elementos referentes a algumas etno-tecnologias que existiram na Ilha, como, por exemplo, a arte de sapateiro, carpinteiro, marceneiro, da cestaria ou da fiação e tecelagem. A tradicional indústria doméstica feminina, das rendas e bordados, tem também alguma representação nesta coleção. A religiosidade popular é outro aspeto contemplado no espólio etnográfico do museu, nomeadamente através de Lapinhas, bonecos de presépio e Registos religiosos, sendo complementada a exposição com quadros do pintor regionalista Domingos Rebelo.

Contacts and
Localization

Governing body:
Secretaria Regional da Educação e Cultura/ Direcção Regional da Cultura
Director:
Duarte Espírito Santo Melo
Address:
Rua Dr. Carlos Machado - 9500-105 Ponta Delgada
GPS:
Lat: 37.7429917 Long: -25.66783140000007
Phone(s):
+351 296 202 930
Fax(s):
+351 296 202 939
E-mail:
museu.cmachado.info@azores.gov.pt

How to get there: Museu situado no centro histórico

Last change: 17 April 2017

Rede Portuguesa de Museus

A Rede Portuguesa de Museus (RPM) é um sistema organizado de museus, baseado na adesão voluntária, configurado de forma progressiva e que visa a descentralização, a mediação, a qualificação e a cooperação entre museus.

A Rede Portuguesa de Museus é composta pelos 146 museus que atualmente a integram. A riqueza do seu universo reside na diversidade de tutelas, de coleções, de espaços e instalações, de atividades educativas e culturais, de modelos de relação com as comunidades e de sistemas de gestão.

+ DGPC Museums and Monumentos