Skip Navigation

Radio Aproveite para ouvir os programas anteriores

Encontros com o Património - 13.ª Série

Os Encontros com o Património estão já na sua 13.ª edição! 

São 13 anos de emissões semanais – agora aos domingos de manhã, depois do noticiário das 10h00, com repetição na segunda-feira, a partir das 23h00. 

Próximo Programa: 15 de março - Belém: demolir para encenar

Em 1939, a construção da Exposição do Mundo Português (1940) obrigou à demolição de um núcleo urbano denso, com vida própria, com largos e ruas já consolidados ao longo de muito tempo; Belém viu-se amputado na sua própria estrutura urbana, nos seus lugares de sociabilidade e em muitos edifícios que hoje fariam daquela zona um interessante atrativo urbano. A rápida demolição deu lugar a um conjunto de construções efémeras, das quais restam ainda hoje algumas permanências, e a configuração de um espaço público que estará ainda por redefinir. Para entender melhor este processo teremos à conversa no próximo programa Pedro Rito Nobre, Margarida Ramalho, Margarida Kol de Carvalho e Paulo Tormenta Pinto.

São temas sempre distintos, conversas estimulantes, diferentes interlocutores com perspectivas novas e abrangentes sobre este universo inesgotável do Património, das Artes e da Cultura; de tudo aquilo, afinal, que nos identifica, nos realiza, nos estimula e nos enriquece, com matérias que vão desde exposições, comemorações e eventos culturais, aos grandes monumentos e ao pequeno património, ao quotidiano e ao excepcional da cultura, das cidades e do território, aos equipamentos culturais e aos Museus e Monumentos que trabalham para que o nosso dia-a-dia seja mais rico, mais fértil e mais feliz.

Parceria iniciada em 2007 entre a Direção-Geral do Património Cultural e a TSF Rádio Notícias, Encontros com o Património conta desde 2014 com o patrocínio da Lusitania Seguros.

Encontros com o Património foi galardoado em 2014 com o prémio do Património Cultural da União Europeia/Prémios Europa Nostra  na categoria Educação, Formação e Sensibilização.

Em 2010 recebeu o prémio Autores (Sociedade Portuguesa de Autores) para o Melhor Programa de Rádio e duas Menções Honrosas, uma atribuída no âmbito do Prémio Nacional de Ambiente Fernando Pereira 2009/2010 e outra pela APOM, na categoria de melhor trabalho jornalístico, esta última de novo entregue pela APOM em 2012. 

Programas anteriores:

8 de março - Lugares encantados, espaços de património
1 de março   - A Arte Barroca entre o Minho e o Brasil
23 de fevereiro - As Artes do Circo
16 de fevereiro - Festas e Romarias em Portugal: o sagrado e o profano 
9 de fevereiro - O Museu de Marinha
2 de fevereiro - O Jardim Botânico Tropical
26 de janeiro - A Ordem de Cristo em Portugal
19 de janeiro - O Castelo de São Jorge
12 de janeiro - O Museu Vilar Formoso, Fronteira da Paz
5 de janeiro - Álvaro Pires de Évora - um pintor português em Itália
15 de dezembro - Vamos falar de Media Art
8 de dezembro - Uma viagem ao restauro de monumentos em Portugal
1 de dezembro - As Gares Marítimas no belo porto de Lisboa
24 de novembro - Património Científico 
17 de novembro - Sarah Affonso – os dias das pequena coisas
10 de novembro - O Santuário do Bom Jesus do Monte, Património Mundial
3 de novembro De Forte de S. Lourenço a Farol do Bugio
27 de outubro - A Casa-Museu Medeiros e Almeida

19 de outubro - De oficina de Vitrais a Livraria


Link para a página do programa no site da TSF: 

http://www.tsf.pt/programa/encontros_com_o_patrimonio.html - aqui encontra a emissão mais recente e todo o histórico dos programas já emitidos; é uma página para audição online, no site, e não permite fazer o download do programa.

width=

Organization:
Programação, coordenação e conteúdos: Manuel Lacerda, Margarida Donas Botto e Sandra Vaz Costa
Local:
TSF

Next Events