Skip Navigation

Meetings and Conferences 06/19/2015

II Fórum “Património Natural, Etnográfico e Arqueológico. A salvaguarda dos valores patrimoniais do Maciço Calcário Estremenho”

No dia 19 de junho, realiza-se, em Tomar  II Fórum Património Natural, Etnográfico e Arqueológico. A salvaguarda dos valores patrimoniais do Maciço Calcário Estremenho é organizado pelo Instituto Politécnico de Tomar – Centro de Pré-história e pela Direção-Geral do Património Cultural, com o objetivo de divulgar o património natural, etnográfico e arqueológico do Maciço Calcário Estremenho.

Limite data inscrição 17 de junho 

O Maciço Calcário Estremenho constitui uma unidade morfoestrutural com características muito próprias ao nível da geologia, do relevo, da hidrologia, do clima, da vegetação, etc. que pelo seu relevante interesse estão sujeitos a um regime de proteção especial, materializado no Parque Natural das Serras de Aire e candeeiros.

A paisagem do Maciço Calcário Estremenho é marcada pela presença de grutas e algares, registos fósseis de dinossauros do período jurássico, vestígios arqueológicos da presença do homem desde o Paleolítico, construções de pedra seca que denunciam ancestrais práticas agrícolas e de pastoreio, ou o aproveitamento de depressões cársicas para o armazenamento de água.

São muitas as marcas que resultaram da adaptação humana à paisagem cársica e que têm vindo a ser estudadas por investigadores de diversas áreas e cujos resultados se pretendem dar a conhecer para que as comunidades sintam este património como seu e contribuam para a sua salvaguarda. 

Para saber mais

Organization:
Instituto Politécnico de Tomar – Centro de Pré-história e pela Direção-Geral do Património Cultural
Local:
Auditório Bertino Coelho, Lapa, Torres Novas
Site:
http://www.ipt.pt/forum-cph/
References