Skip Navigation

Exhibitions Prolongada até 25 de abril

Windows Representação oficial portuguesa na exposição Countries and Regions da Quadrienal de Praga 2019 | José Capela

Entre 11 de dezembro 2020 - 28 fevereiro 2021, estará patente no Museu Nacional de Arte Antiga a instalação Windows Representação oficial portuguesa na exposição Countries and Regions da Quadrienal de Praga 2019 por José Capela.

A maior parte de nós passa o dia a olhar para monitores e ecrãs, numa situação curiosamente semelhante à do público que olha para um palco tradicional: em frente a uma janela, fora da realidade percecionada. Windows é uma instalação em torno do ato de ver e dos mecanismos de representação que criam e condicionam o ato de ver o palco – entre a tradição iniciada pela invenção da perspetiva e a condição contemporânea das imagens.

Os cenários representados são da autoria de José Capela (diretor artístico, com Jorge Andrade, da mala voadora), e o catálogo W : JC + JCD reúne imagens dos 11 anos em que José Carlos Duarte tem vindo a fotografar esses cenários, muitas vezes eles próprios produzidos a partir de fotografia da sua autoria. Para o Museu Nacional de Arte Antiga, a instalação é agora adaptada às suas temáticas e ao seu espaço.

A Representação Oficial Portuguesa na exposição Countries and Regions da PQ19 - Quadrienal de Praga Performance Design and Space foi comissariada e financiada pela República Portuguesa – Cultura / Direção-Geral das Artes. 

Organization:
MNAA/DGPC
Local:
Sala dos Passos Perdidos, Museu Nacional de Arte Antiga, Lisboa