Skip Navigation

Exhibitions A decorrer

Pintura “Apresentação da Virgem no Templo”, doada por núcleo Aga Khan, no Museu Nacional Soares dos Reis

A pintura "Apresentação da Virgem no Templo", do pintor régio Bento Coelho da Silveira e doada ao MNSR por Aga Khan, já pode ser vista pelo público. A peça, um óleo sobre tela (228,5 x 225 cm), é o destaque do núcleo expositivo "Aquisições e Doações (2010-2020)", patente na Sala das Pedras até 3 de abril de 2021, e é devolvida aos visitantes após uma intervenção de conservação e restauro da pintura e da moldura. Financiada pela Representação Diplomática do Imamat Ismaili, a intervenção foi precedida por um estudo técnico-científico que envolveu investigadores do MNSR e da Universidade de Évora, da Universidade Católica Portuguesa - Centro Regional do Porto e da Universidade de Valladolid.

 

"Aquisições e Doações (2010-2020)" reflete, igualmente, a diversidade do acervo do Museu, incluindo peças de cerâmica, desenho, escultura, pintura e têxtil. De acordo com Ana Anjos Mântua, Diretora do MNSR, trata-se de "agradecer a generosidade de privados, instituições e amigos do museu, reconhecendo, publicamente, a importância do seu legado".

Aceda ao álbum de fotografias e reveja a passagem da pintura “Apresentação da Virgem no Templo” da reserva para o núcleo expositivo.

Organization:
MNSR/DGPC
Local:
Museu Nacional Soares dos Reis, Porto