Skip Navigation

Exhibitions Até 28 de abril

OBRA CONVIDADA | Museu do Ermitage, São Petersburgo Ticiano Vecellio | Maria Madalena Penitente

Inaugura no dia 29 de janeiro, às 18h00 na Sala 60 - Galeria de Pintura Europeia, do Museu Nacional de Arte Antiga, em Lisboa, a Exposição Obra Convidada, do Museu do Ermitage, São Petersburgo Ticiano Vecellio - Maria Madalena Penitente

Patente até 28 de abril.

O tema de Maria Madalena no deserto foi várias vezes abordado por Ticiano e pelo seu atelier. Esta é a versão mais tardia, assinada e datável de c.1560, geralmente considerada a melhor de toda essa série de Madalenas penitentes. 
Conhecida como “Madalena Barbarigo”, a pintura encontrava-se no atelier do pintor aquando da sua morte em 1576 e, alguns anos depois, seria vendida pelo filho, Pomponio Tiziano, ao aristocrata veneziano Cristoforo Barbarigo. 
É uma das imagens religiosas mais célebres do extraordinário reportório criado pelos pincéis de Ticiano, onde a figura de Madalena interpreta os mais intensos sentimentos de arrependimento, contrição e esperança na redenção que a sua hagiologia consagrou. Uma lenda diz que o pintor morreu tendo nas mãos esta pintura.

Organization:
MNAA/DGPC
Local:
Sala 60 - Galeria de Pintura Europeia, do Museu Nacional de Arte Antiga, em Lisboa