Skip Navigation

Exhibitions Até 28 de novembro

Exposição temporária “A Natureza está no Interior" no Museu Nacional Grão Vasco

Está patente desde 25 de julho até 28 de novembro, no Museu Nacional Grão Vasco, em Viseu, a exposição temporária “ A Natureza está no Interior”.

Para esta exposição o Museu abriu as suas reservas e com obras do séc. XVII ao séc. XX, propõe uma abordagem cronológica do género "Natureza Morta". Ao mesmo tempo, aposta também no enriquecimento e diversificação da experiência de visita, integrando obras em cerâmica de Bordallo Pinheiro e uma obra convidada, pertencente à coleção da Casa de Santar.

No contexto da coleção do Museu a pintura de Natureza Morta assume grande importância, pela qualidade das obras que a integram, pelos enigmas que encerram e ainda por estar pouco presente na exposição permanente.

As pinturas, essencialmente variações dos mesmos tipos temáticos e compositivos, permitem ampliar o conhecimento, confrontar autorias, temáticas e materiais, a estas juntam-se de forma surpreendente as criações cerâmicas.

A representação de iguarias raras, como mariscos, alcachofras, avelãs e limões, eram representações muito frequente e usadas para ostentar riqueza, evidenciar o talento do artista e o conhecimento do mundo.

Nesta exposição para além da perspetiva artística e da evolução dos valores pictóricos, interessa-nos também a singularidade dos objetos, o aroma dos frutos e das flores e a novidade e exotismo que representam.

Organization:
MNGV / DGPC
Local:
Museu Nacional Grão Vasco