Skip Navigation

Exhibitions A partir de 13/05/2015

Abertura da Sala de D. Manuel no Museu Nacional do Azulejo

No dia 13 de maio, o Museu Nacional do Azulejo abriu pela primeira vez ao público, após restauro integral, um espaço do antigo convento da Madre de Deus.

Trata-se da chamada Sala de D. Manuel, espaço em parte correspondente à nave da primitiva igreja da Madre de Deus, que alberga um imponente conjunto azulejar, proveniente do convento de Sant’Ana, do qual se destacam os painéis de temática franciscana, atribuídos a Manuel dos Santos, um dos mais importantes pintores do chamado “Ciclo dos Mestres”, com produção ativa entre 1690-1725.

Este espaço foi alvo de uma intervenção global de restauro que incluiu teto, janelas, paredes, pavimento e revestimentos azulejares. Aproveitou-se também para levar a cabo uma campanha arqueológica, fundamental para perceber as várias etapas construtivas a que o espaço esteve sujeito, desde a sua fundação no início do século XVI.

Todos estes trabalhos só foram possíveis graças ao mecenato da Fundação Millennium bcp, que mais uma vez custeou uma intervenção de restauro neste museu, revelando-se um parceiro fundamental na preservação do património português.

Organization:
MNAz/ DGPC / Fundação Millennium bcp
Local:
Museu Nacional do Azulejo, Lisboa
Phone(s):
21 810 03 40
E-mail:
geral@mnazulejo.dgpc.pt
Site:
www.museudoazulejo.pt/
References