Skip Navigation

Shows 25 de agosto

NOITES DE VERÃO 2017 | Museu Nacional de Arte Contemporânea do Chiado

Na sua 8ª edição, o ciclo de concertos Noites de Verão apresenta-se entre o Jardim dos Coruchéus, em Alvalade, pela primeira vez, e o espaço habitual do Jardim de Esculturas do Museu Nacional de Arte Contemporânea do Chiado, mantendo-se o horário das Sextas-feiras, pelas 19h30, e com entrada livre. 

Este programa de música ao vivo produzido e programado pela Filho Único é desenhado, em congruência com o objetivo e missão desta associação cultural sediada em Lisboa e com a identidade e vocação do Museu Nacional de Arte Contemporânea que o acolheu desde o primeiro dia, com o intuito de apresentar e divulgar propostas na área da música que trabalhem a partir de critérios construtivos de produção artística, que visem o desenvolvimento da arte e contenham em si um cariz de busca e de progressão estética. 

  • Em Julho no Jardim dos Coruchéus 
  • Em Agosto no Museu Nacional de Arte Contemporânea do Chiado:

4 de Agosto - Ricardo Rocha (PT)
11 de Agosto - Gigi Masin (IT)
18 de Agosto - Calhau! (PT)
25 de Agosto - Primeira Dama (PT)

Gigi Masin (IT)

Nascido em Veneza em 1955, Gigi Masin tem estado em actividade como músico desde o início da década de 70. Marcou uma geração italiana de DJs nas estações de rádio FM, essencialmente pelo seu trabalho pioneiro de ‘turntablism’ ao actuar com pratos de vinis, mesa de mistura, electrónica ao vivo e loops de fita em espectáculos de artes do palco e para a rádio nacional. O seu primeiro álbum a solo “Wind” chegou só em 1986, tornando-se ao longo dos anos um clássico de culto, pois a singular música baleárica ambiental nele fixada, algures entre Harold Budd e Arthur Russel, não chegou a um público alargado devido a distribuição comercial deficitária e uma cheia que destruiu a maioria da tiragem em armazém. Três anos depois edita na Sub Rosa “Les Nouvelles Musiques Du Chambre” em duo com Charles Hayward dos This Heat e no virar da década edita “Wind Collector”, novamente a solo, e segue-se uma pausa nos discos por um período de 20 anos. Ao longo do tempo vários artistas de diferentes quadrantes foram-no samplando, dos To Rococo Rot (‘Die Dinge Des Lebens’) a Bjork (‘It’s In Our Hands’) aos Main Attrakionz (‘Church’).

A holandesa Music From Memory resgatou-o em 2014 para uma compilação em vinil duplo, ‘Talk To The Sea”, ilustrando a sua obra por cerca de 30 anos.

Há dois anos, na mesma editora, surgiu “Clouds” dos Gaussian Curve, um trio de Gigi Masin com Jonny Nash (Land of Light) e Marco Sterk (mais conhecido como DJ Young Marco).

“Talk To The Sea” (Compilação, Music From Memory, 2014) https://musicfrom-memory.bandcamp.com/album/talk-to-the-sea

Boiler Room - https://youtu.be/6R_SLGYHE3g


Para saber mais

Organization:
MNAC - MChiado / DGPC / Filho Único
Local:
MNAC - Museu do Chiado, Lisboa
Phone(s):
213 432 148
E-mail:
museuchiado@mnac.dgpc.pt
Site:
www.museuartecontemporanea.gov.pt/

Next Events