Skip Navigation

Shows 24 de outubro

A Grande Viagem de Magalhães de Vasco Letria | Comemorações Oficiais do V Centenário da Viagem de Circum-Navegação de Fernão Magalhães

Integrado nas Comemorações Oficiais do V Centenário da Viagem de Circum-Navegação de Fernão Magalhães, o Foco Lunar estreará já no próximo dia 24 de outubro o espetáculo A Grande Viagem de Magalhães, uma criação de Vasco Letria, no Museu Nacional de Arqueologia, em Lisboa.

- de terça a sexta para escolas;

- domingos (pré-calendarizados) para famílias.

Foi há 500 anos que partiu de Sevilha uma ambiciosa expedição com cerca de 235 homens de diversas nacionalidades capitaneada por um único português, Fernão Magalhães.

Fernão Magalhães foi o grande mentor da viagem de Circum-Navegação, uma odisseia sem precedentes que alterou, para sempre, os limites do conhecimento e redesenhou o mapa mundi que ainda hoje usamos.

Segundo vários historiadores, esta foi a maior aventura da História da Humanidade, repleta de encontros e descobertas que contribuíram para um enorme desenvolvimento global – o inicio da Globalização. Falar de Magalhães e da Circum-Navegação é falar de ciência, de história, de matemática, astronomia, geografia, biologia, psicologia, de engenharia e muito mais.

Falar de Magalhães e da Circum-Navegação é falar de passado, presente e FUTURO!

Magalhães descobriu e baptizou um novo oceano, o Pacífico. Descobriu uma nova terra a que deu o nome de Patagónia, habitada por índios gigantes de pés enormes, os Patagões.

Descobriu pinguins tão diferentes, que se passaram a chamar-se Pinguim Magalhães. Fernão Magalhães era destemido na arte da navegação e um profundo conhecedor das estrelas, e até hoje existe uma constelação com o seu nome. Batizou o estreito entre o Chile e a Argentina - o Estreito de Magalhães - e até a NASA o homenageou o seu nome com um satélite.

A Grande Viagem de Magalhães é o mais recente espectáculo de Vasco Letria que vem assinalar o V Centenário da Viagem de Circum-Navegação de Fernão Magalhães.

Com estreia marcada para Outubro de 2019, este espectáculo contará com música original de Gabriel Gomes, dramaturgia de Maria João Freitas e a chancela Foco Lunar. A Grande Viagem de Magalhães será um espectáculo único, vanguardista, em cena para todo o público que queira entrar numa grande viagem.

FICHA ARTISTICA

Criação e Encenação VASCO LETRIA

Dramaturgia MARIA JOÃO FREITAS

Música Original GABRIEL GOMES

Movimento PAULA CARETO

CENÁRIOS E FIGURINOS VASCO LETRIA E INÊS SÁ RIBEIRO

Vídeo Mapping CARLOS FELGUEIRAS

Com:

DAVID ANDRADE | DIOGO XAVIER | RAFAEL DIAZ COSTA

Organization:
Foco Lunar; MNA/DGPC
Local:
Museu Nacional de Arqueologia, Lisboa