Skip Navigation

Atividades - Serviços Educativos 03/10/2016 - 03/10/2016

Eu no Museu - Projeto de inclusão

Na próxima quinta-feira, dia 10 de março, terão lugar na Sala de Serviço Educativo do MNMC duas palestras no âmbito do projeto EU no museu,  Projeto de inclusão para pessoas com demência e seus cuidadores informais, uma parceria entre o Museu Nacional de Machado de Castro (MNMC) e a Alzheimer Portugal – Delegação do Centro (APDC), que se desenvolve no MNMC mensalmente, desde 2011.

 

Serão  proferidas pelas coordenadoras científicas do projeto:

10h00-11h00 -  Prof. Doutora Isabel Santana |  "Doença de Alzheimer: alguns aspetos históricos e clínicos";

11h00-11h30 - Intervalo

11h30-12h30 - Prof. Doutora Margarida Pedroso de Lima | 'Se falares a um homem numa linguagem que ele compreenda, a tua mensagem entra na sua cabeça. Se lhe falares na sua própria linguagem, a tua mensagem entra-lhe diretamente no coração’. Nelson Mandela

Notas curriculares:

Isabel Santana

Neurologista, Coordenadora da Consulta de Demência e da Unidade de Neuropsicologia do Serviço de Neurologia, Centro Hospitalar e Universitário de Coimbra.

Professora Associada de Neurologia e investigadora do

CNC.IBILI, Faculdade de Medicina, Universidade de Coimbra.

Membro da Comissão Científica da Associação Portuguesa de Familiares e Amigos da Doença de Alzheimer.

Coordenadora Científica do Programa “EU no musEU”


Margarida Pedroso de Lima

Licenciada em Psicologia, mestre em Ciências da Educação e doutora em Psicologia do Desenvolvimento e é Professora Associada com agregação na Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação da Universidade de Coimbra onde lecciona disciplinas relacionadas com a intervenção psicoterapêutica na idade avançada, a intervenção em grupo e a psicologia do desenvolvimento e da personalidade. Tem participado e coordenado vários projetos de investigação que têm como objectivo a promoção do desenvolvimento e do bem-estar sobretudo de populações desfavorecidas e vítimas de discriminação (e.g., idadismo, abuso, preconceitos, pobreza, doença mental, baixa escolaridade). Escreveu vários livros e artigos científicos na área da psicologia da personalidade e do desenvolvimento na idade adulta. Tem assumido lugares de direção e de gestão universitária (e.g., neste momento coordena o Mestrado em Temas de Psicologia do Desenvolvimento e a área de Psicogerontologia Clínica, na componente da intervenção) e organizado encontros científicos e culturais (tem participado na organização da Semana Cultura da UC; coordena o Grupo de Expressão Dramática InterDito da FPCE UC). Tem, também, apresentado (e organizado) comunicações em diversos colóquios, conferências e workshops nacionais e internacionais (sobre intervenção clínica e psico-educativa; a personalidade; os fenómenos de grupo; o desenvolvimento pessoal e as relações interpessoais nos jovem adultos, adultos e idosos).

Em face das suas experiências e interesses profissionais tem-se dedicado à psicoterapia individual e de grupo, à intervenção através de técnicas de mindfulness, psicodramáticas, da gestalt, corporais, educativas e de transformação social sendo responsável pela área da intervenção na idade avançada (Psicogerontologia) e em grupo do Centro de Prestações de Serviços à Comunidade da FPCE UC e do serviço de Apoio Psicológico ao Domicílio do Voluntariado Universitário. Dá apoio especializado a várias instituições (e.g., lares, centros de dia, unidades de cuidado, Lojas de Saber, ATLAS).

 

Organization:
MNMC/DGPC
Local:
Museu Nacional Machado de Castro, Coimbra