Skip Navigation

Presentations/ Book releases 20 e 27 de abril, às 18h00

Coleção Estudos de Museus: lançamento online do livro de Sofia Ponte, Transformar Arte Funcional em Objeto Museal

No dia 6 de abril, às 18h00, será apresentado online o No dia 13 de abril, às 18h00 será apresentado o livro Diogo de Macedo e o Museu de Arte Contemporânea. Pioneirismo e Herança na Redefinição do Museu de Arte, de Isabel Falcão.

Convidada: Raquel Henriques da Silva

A Coleção Estudos de Museus, uma parceria entre a Direção-Geral do Património Cultural e a editora Caleidoscópio, prosseguiu em 2020 com novas edições, continuando a alargar os horizontes das investigações incidentes em museus e em Museologia sob diferentes visões temáticas e autorais.

Próximos lançamentos:

20 de abril, 18h00 - Museus e Escola. As Relações Pedagógicas e o Papel dos Jovens de Marta Ornelas.
Convidado: Fernando Hernández

27 de abril, 18h00 - Os Imperativos da Arte. Encontros com a loucura, de Stefanie Franco.
Convidado: Fernando Rosa Dias

Vídeo promocional

Os lançamentos destes livros serão seguidos em directo na página de facebook da DGPC-Património Cultural.

A Coleção Estudos de Museus, uma parceria entre a Direção-Geral do Património Cultural e a editora Caleidoscópio, prosseguiu em 2020 com novas edições, continuando a alargar os horizontes das investigações incidentes em museus e em Museologia sob diferentes visões temáticas e autorais.

Os volumes editados em 2020 vão ser apresentados ao longo do mês de abril em quatro semanas consecutivas, às terças-feiras, às 18h00.

Sofia Ponte é a autora de Transformar Arte Funcional em Objeto Museal, o primeiro livro desta série, a ser lançado no dia 6 de abril, às 18h00, com a apresentação de Lúcia Almeida Matos, Diretora da Faculdade de Belas Artes da Universidade do Porto. O livro incide sobre a exposição de obras de Arte Funcional em museus de arte. A Arte Funcional é um segmento de arte contemporânea, relacionado com a Arte Pública recente, constituído por obras que se materializam através de uma inconfundível articulação entre as suas dimensões conceptual, social e funcional.

Esta obra propõe que a natureza híbrida e complexa da Arte Funcional tende a desafiar as condutas de exposição praticadas nos museus de arte, porque o conceito de objeto museal subjacente é instável. Este processo tem contribuído, e simultaneamente beneficiado, da “desmodernização” do contexto museal, um fenómeno recente, mas com fervorosos seguidores, que tem potenciado uma atividade curadorial cada vez mais reflexiva.

Sofia Ponte é Doutora em Arte e Design pela Faculdade de Belas Artes da Universidade do Porto e mestre em Visual Studies pela School of Architecture and Planning do Massachusetts Institute of Technology (MIT). Foi professora auxiliar convidada na FBAUP entre 2011 e 2020 e atualmente é professora auxiliar no IADE – Universidade Europeia.

 

Organization:
Direção-Geral do Património Cultural e editora Caleidoscópio
Local:
Online