DIMS 2024

DIMS 2024 nos Monumentos e Sítios do Património Cultural, I.P.

DIMS 2024 nos Monumentos e Sítios do Património Cultural, I.P.

No Dia Internacional dos Monumentos e Sítios, a entrada é livre em todos os equipamentos sob gestão do Património Cultural, I.P. Mas há muitos mais motivos para conhecer o Património, de Norte a Sul do país, no próximo dia 18 de abril.

Tendo como mote o tema proposto pelo Conselho Internacional dos Monumentos e Sítios (ICOMOS) – “Catástrofes e conflitos à luz da Carta de Veneza” -, o Património Cultural, I.P. (PC,IP) preparou um programa de atividades de norte a sul do país, com destaque para o Encontro Nacional “Por Amor ao Património”, a partir das 9h30, na Casa das Artes do Porto, dedicado à reflexão conjunta sobre o papel dos cidadãos e das associações de defesa e valorização do património nas estratégias de mitigação das catástrofes e conflitos que o vitimam, à luz da Carta de Veneza.

Da programação faz ainda parte a apresentação da banda Hardança, às 21h30 na Concatedral de Miranda do Douro, várias visitas noturnas em espaços como Miróbriga (Santiago do Cacém), Tongobriga (Marco de Canaveses), Basílica Menor de Torre de Moncorvo, Igreja Matriz de Freixo de Espada à Cinta, Mosteiro de Santa Maria de Arouca (Arouca) ou Mosteiro de São Martinho de Tibães (Braga).

Também no dia 18 de abril, o Convento de Vilar de Frades (Barcelos) evoca “A Memória da Livraria do Mosteiro” e, no Mosteiro de Santa Clara-a-Velha (Coimbra), tempo ainda para uma conversa sobre “Coimbra entre Desastres e Conflitos”, promovida pela Coimbra | Rede de Museus, com o apoio do PC, IP.

A fechar as comemorações, no próximo dia 20 de abril, a partir das 11h00, o Convento de São Bento de Cástris (Évora) é palco da “Campanha de Vizinhos”, encontro que reunirá os parceiros e colaboradores instalados neste complexo patrimonial, determinantes para uma gestão responsável e sustentável do mesmo.

Mas há muitas mais atividades previstas. Consulte a PROGRAMAÇÃO completa nos Monumentos s Sítios do PC,IP.